Feriado de 7 de setembro comemora-se o “Dia da Independência do Brasil”

O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa Independência. Foi nesse dia, em 1822, que Dom Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente.

O 7 de setembro é um feriado nacional que historicamente foi marcado por comemorações públicas, na maioria das 5.570 cidades brasileiras. Oficialmente, a data que marca a Independência do Brasil é o dia 7 de setembro 1822, data que ficou conhecida pelo episódio do ‘Grito do Ipiranga’.

A Lei Federal número 662, publicada em 7 de abril de 1949, tornou o ‘Dia da Independência’ um feriado nacional, o feriado em que se celebra a emancipação brasileira do Reino de Portugal. A Independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal, que se estendeu de 1821 a 1825.

“Grito do Ipiranga”

A Independência do Brasil deu os primeiros passos às margens do Rio Ipiranga, atualmente cidade de São Paulo. O Príncipe Regente Dom   Pedro ordenou aos soldados que o acompanhavam que jogassem fora os símbolos portugueses que levavam nos uniformes. Em seguida, gritou “Independência ou Morte” e a partir desse momento, simbolicamente, o Brasil não era mais uma colônia de Portugal. Logo após a Independência, o Brasil continuou a ser uma Monarquia, forma de governo onde os poderes são exercidos por um Rei ou  Imperador.

Comemorações

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, as comemorações importantes da data se limitam a lives, homenagens sem presença de público, pequenos cerimoniais cívicos, enfim, nada de eventos públicos presenciais.

Ibitinga

Em comemoração ao “Dia da Pátria” será realizada uma “Live Cívica”, às 10h, com a “Orquestra de Metais Maestro Ignácio Correa de Lacerda”, executando canções da mais alta qualidade, de diversos e renomados autores clássicos, bem como música e modinha populares. Para assisti-la basta acessar o Facebook Oficial da Prefeitura de Ibitinga: https://www.facebook.com/prefeituraibitinga

Saiba o que funciona no Feriado: https://www.ibitinga.sp.gov.br/post/$256867

Divulgação: Prefeitura de Ibitinga.