Feriado Nacional de 12 de outubro é consagrado a Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil

O 'Dia de Nossa Senhora Aparecida', a Padroeira do Brasil, é comemorado em 12 de outubro, data que é feriado nacional.

Aparecida

Em 1717, os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia trabalhavam no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, sem êxito algum. Após várias tentativas eles ‘pescaram’, das águas escuras do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora, que veio nas redes em dois pedaços: primeiro o corpo e, rio abaixo, a cabeça.

Os pescadores acomodaram dentro do barco, envolta em uma toalha, o que seria uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita de terracota, com 36 centímetros de altura e 2,5 quilos.

Eles, que até então não tinham conseguido pescar absolutamente nada, encheram as suas redes com uma quantidade abundante de peixes.

Os pedaços da estátua a Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, irmã de Felipe e mãe de João, reuniu as duas partes com cera e a colocou num pequeno altar na casa da família, agradecendo a Nossa Senhora o milagre dos peixes.

Nascia ali uma devoção, reunindo todos os sábados os moradores da região para rezarem. Como a santa foi "aparecida", a alcunha logo pegou.

A pequena capela originalmente erguida, em 1745, para abrigá-la passou a atrair mais e mais romeiros, e o local aos poucos se transformou em uma cidade, Aparecida.

Padroeira do Brasil

O Papa Pio XI assinou o decreto que constituiu Nossa Senhora da Conceição Aparecida Padroeira do Brasil, em 16 de julho de 1930. O Sumo Pontífice legitimou um fato já consagrado pelo povo.

A proclamação oficial se deu no Rio de Janeiro, então Capital Federal, no dia 31 de maio de 1931, perante uma multidão de fiéis, do Presidente da República, Dr. Getúlio Vargas, de autoridades eclesiásticas, civis e militares.

Festa Litúrgica

A festa litúrgica do dia 12 foi instituída no ano de 1953 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Antes disso, a Igreja Católica celebrava a Padroeira do Brasil, em 7 de setembro.

A mudança aproximou as comemorações ao momento estimado em que a Imagem foi retirada das águas do Rio Paraíba do Sul – 17 a 30 de outubro de 1717.

Feriado

Tudo se iniciou no dia 30 de junho de 1980 quando o Papa, São João Paulo II, fez seu gesto característico ao beijar o solo brasileiro, na ocasião do seu desembarque, em Brasília.

Foi recebido pelo presidente então Presidente, João Batista Figueiredo, que nesta data sancionou a Lei n. 6.802/1980, que “Declara Feriado Nacional o Dia 12 de Outubro, consagrado a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil - para culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil”.

O Papa São João Paulo II deixou muitas marcas em sua passagem pelo Brasil e essa, foi apenas uma delas.

Comemorações

Todas as Igrejas de tradições católicas do Brasil comemoram a santa mais popular entre os fiéis, Nossa Senhora Aparecida.

Divulgação:Prefeitura de Ibitinga.