15ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes tem data marcada para 05 de fevereiro

A Prefeitura de Ibitinga realiza a 15ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes no dia 05 de fevereiro, domingo, a partir das 8h30. A última edição do evento ocorreu antes da pandemia e o evento é uma das mais tradicionais festas do turismo religioso da região, que acontece às margens do Rio Jacaré-Guaçu, e atrai cerca de 4 mil pessoas.

“ O início do evento é marcado logo para as 8h30 com a Santa Missa, após, por volta das 9h30, ocorre a famosa procissão náutica que reúne dezenas de barcos que saem do Pontal do Jacaré até próximo ao Rio Tietê e depois retornam. Tradicionalmente no local tem comidas típicas e shows para o público aproveitar o restante do dia”, explica Marcus Amaral, coordenador de turismo.

O evento contará com estrutura coberta, venda de comidas e bebidas no estilo de quermesse. O local conta com playground infantil e também haverá brinquedos pagos aos que desejarem.

No local os interessados poderão concorrer a um barco de alumínio de seis metros. O sorteio será para os que adquirirem um ‘Churrasco Premiado’ (vale espeto), no valor de R $30,00.

Haverá também um ponto de doações de mudas organizado através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente com a presença da Yougreen que ficará responsável quanto às orientações sobre o descarte de resíduos sólidos.

“É um evento que reúne os católicos, e também, pessoas que querem participar da programação e da festa que conta com muita comida boa, música e também uma vista excepcional. Os valores arrecadados serão revertidos ao Fundo Social de Solidariedade e à paróquia de Santa Tereza, que participa da festa”, conta Moacir Fávero, diretor municipal de turismo.

A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é realizada pela Prefeitura de Ibitinga, através da Secretaria de Turismo, e organizada pela paróquia de Santa Tereza , com ajuda da Associação Nossa Senhora dos Navegantes.

Facebook_NsaSraNavegantes

Estrutura

O evento se concentra em uma nova estrutura a área  que já possui piso intertravado para estacionamento e locomoção de pedestres, guias, gradil de proteção, iluminação este ano ganha também o evento em área coberta de frente para o Rio Jacaré-Guaçu.

A organização envolve cerca de 100 pessoas, entre funcionários da Prefeitura e voluntários, além de todo um aparato de segurança pública com auxílio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU e Guarda Municipal.

Sentido religioso

Nossa Senhora dos Navegantes é considerada a padroeira dos navegantes e viajantes. A Santa, na religião cristã, passou a receber pedidos de intercessão durante as travessias de embarcações na Idade Média, sobretudo na época das Cruzadas, quando portugueses e espanhóis cruzavam o mar Mediterrâneo rumo à Palestina.

No Brasil, a devoção tem início com os primeiros colonizadores portugueses. Os pescadores, então, faziam orações à Nossa Senhora dos Navegantes, antes de irem para o mar buscar sustento para a família.

Em Ibitinga, a festa em homenagem à Santa começa a ser realizada no ano de 2009, através de iniciativa da Associação Nossa Senhora dos Navegantes. A ocasião religiosa, além de promover a benção de toda atividade pesqueira, está intimamente ligada aos propósitos de proteção ambiental da fauna, flora, rios e nascentes da região.

Confira a programação:

DOMINGO, DIA 05/02: