27 de setembro: Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo

Hoje, dia 27 de setembro, comemora-se o ‘Dia Mundial do Turismo’ que tem como objetivo ressaltar a importância dessa atividade. Sua celebração ocorre há mais de três décadas. Nesta data também comemora-se o Dia do Turismólogo, profissional indispensável para o fomento do turismo.

Ibitinga, hoje, possui o título de Estância Turística, diretamente ligada a esta data importantíssima, que influi diretamente no desenvolvimento econômico do município.

IMG_9824

Ibitinga como ‘Capital Nacional dos Bordados e Enxovais’

A história do bordado começou pelas mãos criativas de Dioguina Martins Sampaio Pires. Nascida em Vila Real, capital de Trás dos Montes, em Portugal, Dona Dioguina se estabeleceu na cidade, onde casou-se e teve seis filhos.

Para melhorar as condições de vida da família, ela adquiriu uma máquina de bordar, onde produzia vestidos de noivas, roupinhas para bebês, dentre outros produtos bordados.

Com  a evolução dos negócios, Dona Dioguina precisou contratar moças, que mais tarde disseminaram a sua arte. O local, conhecido como o "Salão de Dona Dioguina", tornou-se famoso. Através dessas mãos, em meados dos anos 40, Ibitinga já era conhecida como um ótimo lugar para que as noivas preparassem seus enxovais. O cuidado e o carinho empregado nos produtos que eram manuais, feitos em linho, com bordados em crivo e "richilieu", encantavam a todos.

IMG_8605

Outros nomes, não menos importantes, também dedicaram-se na arte de bordar a ensinar jovens a adquirirem conhecimento profissional, como a valorosa Dona Maria Gonçalves Amorim Grilo; Gottardo Juliani, revendedor das máquinas e escola de bordar; Dona Marieta Macari Pires, uma das introdutoras do bordado como fonte de renda e proprietária de um salão de bordado denominado "Salão Santa Terezinha", onde trabalhavam várias moças que continuariam o trabalho iniciado por estas pioneiras.

Desta forma Ibitinga tornou-se conhecida pelos Bordados e Enxovais, atraindo pessoas do Brasil todo à procura dos produtos de qualidade, produzidos com riqueza de detalhes.

Feira do Artesanato de Ibitinga

No centro, defronte a Praça da Matriz há mais de 25 anos, a Estância Turística de Ibitinga oferece aos seus visitantes uma “Feira de Artesanato”, que acontece todos os sábados entre 5h e 13h30min.

Ao todo são cerca de 600 bancas com os mais diversos artigos em bordados produzidos artesanalmente.

IMG_7919

A Feirinha de Artesanato, como é popularmente conhecida, está concentrada em três ruas ao redor da Igreja Matriz, na Avenida Dom Pedro II - centro da cidade, e também em frente ao Terminal Rodoviário.  É uma ótima opção de compras de centenas de artigos tais como: almofadas, panos de prato, fronhas, tapetes, etc.

Com a tradição da produção das peças e da variedade de produtos, atualmente, a ‘Feira do Artesanato' é um dos principais atrativos turísticos da cidade aos finais de semana.

Diversidade turística

Embora a cidade tenha grande potencial turístico no âmbito comercial, o título de Estância Turística conquistado em 1992 se deu principalmente por três coisas: o Pantaninho, as obras do museu municipal e da igreja matriz, e a estátua do Bom Jesus. O bordado, que fez com que Ibitinga se tornasse conhecida nacionalmente, foi o motivo para que se despertasse o interesse em trazer o título para o município.

A riqueza cultural da cidade encanta a todos que por aqui passam. Na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus é possível ter acesso à Via Sacra, pintada pelo renomado artista ibitinguense Duílio Galli e a imagem do Senhor Bom Jesus talhada em madeira, trazida para cá em 1868. A cidade também possui obras importantes em seu museu como “Bandeirinhas”, do italiano Alfredo Volpi, “O Cangaceiro” de Aldemir Martins, “Crianças” de Tarsila do Amaral e as obras “Seguindo o Mestre” e “Via Sacra” de Duílio.

pontal do jacare pantaninho sobrevoo prints (15)

A cultura ibitinguense se transformou durante os anos e estabeleceu conexão direta com a religiosidade, especialmente através de eventos como a Via Sacra e o Corpus Christi, que ocorrem anualmente, há aproximadamente 40 anos. A procissão de Corpus Christi, que é enfeitada com bordados e confecções produzidos em Ibitinga, passa por 10 quarteirões e termina com uma missa campal defronte à centenária Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus.

Na mesma Igreja, desde 2011, estão os restos mortais de Nelsinho Santana, postulante a Santo, e que já detém título de Venerável. A ele há milagres atribuídos, como o que ocorreu no ano de 2007 quando o menino Vitor da Silva Leitão, de um ano, que sofria de uma doença chamada Macroencefalia (crescimento anormal do crânio), foi curado em Brasília-DF sem explicação médica.

A diversidade natural do município de Ibitinga também é imensa, pelos cincos rios que passam pela cidade (Tietê, Jacaré Guaçú, Jacaré Pepira, São Lourenço e Ribeirão dos Porcos), além do Pantaninho, que é um ambiente semelhante ao Pantanal Matogrossense, cheio de encantos, matas nativas, pássaros e outros animais da região.

WhatsApp Image 2018-06-26 at 14.20.14

Divulgação: Prefeitura de Ibitinga