Ibitinga é contemplada com certificados do SISMAPA

A Prefeitura da Estância Turística de Ibitinga, assim como seu Conselho Municipal de Turismo, recebeu neste mês de abril o certificado de registro oficial do Turismo Brasileiro no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro – SISMapa, válido até 01/04/2023.

Conforme informações da Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Flávia Junia de Amorim, “houve um empenho máximo para inserir e reunir os documentos que comprovem a regularidade e desenvolvimento das políticas de turismo regional e local”.

A atualização é necessária, tendo em vista as prerrogativas do Programa de Regionalização do Turismo, o qual possibilita a adequação desse instrumento de gestão à realidade de cada Unidade da Federação.

O Mapa do Turismo Brasileiro

O instrumento reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e ações para promoção do setor em cada região turística do país.

A atualização de dados no sistema ocorre anualmente, os registros são aprovados pelos gestores estaduais de turismo e posteriormente verificados pelo Ministério do Turismo.

“ É importante destacar que as estratégias discutidas através do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), são de grande importância na construção do turismo em nosso município e consequentemente no reconhecimento do mapa”, ressalta o diretor de turismo, Moacir Fávero.

Ibitinga, a Capital Nacional dos Bordados e Enxovais, está inserida no mapa através da região turística ‘Caminhos do Tietê’ com mais sete municípios.

“Na prática, o Ministério do Turismo estimula que os municípios se organizem em regiões turísticas, formadas por municípios com características similares ou complementares que se unem com o intuito de organizar a gestão e promover a diversificação e maior competitividade turística”, concluiu Flávia.