Boletim Diário de Ibitinga sobre a COVID-19 e o novo coronavírus (SARS-CoV2)

Atualizações relevantes das últimas 24 horas:

- 03 pacientes tiveram alta da Santa Casa de Ibitinga. 03 são confirmados. Todos seguirão em isolamento domiciliar.
- 02 Exames “PCR” foram descartados. 02 novas coletas de PCR para SRAG e 05 para SG foram realizadas.
- Confirmados 03 novos casos em exame “PCR” com início de sintomas do dia 24 ao dia 27/06. 02 estão em isolamento domiciliar e 01 está internado em leito de enfermaria, na Santa Casa de Ibitinga.
- Confirmado 06 novos casos em "Testes Rápidos" realizados laboratórios particulares. Todos os pacientes estão em leito de enfermaria.

Até o momento, Ibitinga teve 189 confirmações, sendo 100 pelos testes de PCR (Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave) e 89 confirmações de “testes rápidos”.

Outros 45 casos suspeitos aguardam confirmação de exame PCR:
35 pacientes que não necessitaram de internação ou que tiveram alta, e estão em isolamento domiciliar;
10 estão em leito de enfermaria na Santa Casa de Ibitinga;

ATENÇÃO! Muitos casos positivos são confirmados nos mesmos núcleos familiares e residenciais. É necessária muita atenção no ambiente residencial e evitar contato com idosos, gestantes e portadores de fatores de risco como: diabetes, hipertensão, síndrome de down, puérpera, imunodeficiências, doenças cardiovasculares, hepáticas, neurológicas e renais crônicas, asma e obesidade.

• A capacidade de testes foi ampliada também para síndromes gripais e pelos “testes rápidos”, seguindo protocolos do Ministério da Saúde. Assim, os suspeitos e confirmados devem aumentar, minimizando subnotificações.“Testes rápidos” podem confirmar pessoas que já tiveram contato com o vírus (anticorpos). Por isso, os casos confirmados de “teste rápido” estão separados dos testes de PCR.

**matéria atualizada em 03/07/20 às 18h45.