Coronavírus: NÃO procure a UPA se estiver com sintomas brandos

Pacientes com sintomas da gripe só devem procurar a UPA ou qualquer outra unidade de saúde em casos de febre alta e falta de ar. A recomendação de médicos é de que outros sintomas mais brandos devem ser tratados em casa, a não ser que o paciente seja idoso.

“Qualquer lugar com aglomeração de pessoas deve ser evitado e a UPA é um destes lugares. Afinal, ali estão outras pessoas doentes que podem transmitir ou receber o vírus e potencializar o contágio, piorando a situação”, informou a Dra. Luciana Sgarbi, médica infectologista da Santa Casa de Ibitinga.

O coronavírus possui sintomas semelhantes ao da gripe comum. O tratamento doméstico, com uso de medicamentos antigripais, é mais indicado para a melhora do paciente.

“A não ser que seja uma pessoa idosa ou que possua uma doença crônica, é mais seguro ficar em casa e tratar os sintomas. O coronavírus é de fácil disseminação e por isso a indicação é se isolar socialmente”, reiterou a especialista.

Outras ações de prevenção devem ser tomadas sobre a doença, como lavar as mãos, rosto e narinas constantemente, fazer uso de álcool em gel e não compartilhar objetos de uso pessoal; como talheres, copos, toalhas etc.

“A higiene pessoal é a forma mais adequada de se prevenir. Mas vale salientar que a cidade de Ibitinga com todo seu corpo de médicos e profissionais da saúde está atenta e preparada para atender qualquer caso grave que possa surgir no município”, concluiu a doutora.

 

 

Fonte: Prefeitura de Ibitinga