DENGUE: Ibitinga registra 23º caso e doença está espalhada por 11 bairros da cidade

O município de Ibitinga confirmou o 23º caso de dengue em moradores da cidade. Os pacientes são moradores de 17 bairros da cidade:

Paulo de Biazi (3 casos), Jardim Natália (1 caso), Paineira I (1 caso), Maria Luiza I (1 caso), Jd. Maria Luiza II (2 casos), Jd. Rafaela (1 caso), Santa Tereza (1 caso), Ângelo de Rosa (1 caso), Centro (2 casos), Cond. Vilage Valle Verde (1 caso), Jd América (2 casos), Santa Clara (2 casos), Flamboyant (1 caso), Jd. Verona (1 caso), Jd. Planalto (1 caso), Vila Isolina (1 caso), Jd. São José (1 caso). Outros casos suspeitos estão em análise laboratorial.

"Em tempos de coronavírus, todos estão preocupados com essa nova doença. Mas a dengue também mata e mata a muitos. O sinal de alerta deve ser constante e a população pode aproveitar esse período de quarentena para combater o Aedes aegypti, eliminando criadouros de casa", disse Marcio Magliocchi, chefe do setor de controle de endemias.

De acordo com informações do SAMS, as medidas de combate e prevenção à dengue já foram adotadas nos bairros das 23 vítimas. A ação, chamada de bloqueio, é feita assim que a notificação da suspeita é registrada. Os pacientes receberam atendimento médico e estão estáveis.

“Aqui em Ibitinga, a vigilância epidemiológica não espera a confirmação da doença para fazer o bloqueio. De forma preventiva, adotamos as medidas necessárias desde a notificação suspeita, em torno de nove quarteirões da casa do paciente”, explicou Amanda Lambert, coordenadora da vigilância epidemiológica.

Prefeitura

Desde o ano passado, a Prefeitura intensificou as ações de combate, prevenção e conscientização. As atividades envolvem mutirões da limpeza, visitas domiciliares, varreduras por criadouros e campanhas de publicidade com foco na conscientização.

“Várias cidades da região estão com epidemia de dengue. Apesar do nosso número de registro ser pequeno, o alerta tem que ser máximo e todo cuidado é pouco”, disse Marcio Magliocchi, chefe do departamento de controle de endemias.

DICAS QUE NÃO PODEM SER ESQUECIDAS

Limpe as calhas do seu imóvel
Não deixa água acumular sobre sua calha
Guarde garrafas de ponta cabeça
Faça a destinação correta de pneus velhos e nunca os deixa ao relento ou descobertos
Lave recipientes que armazenam água, como bebedouros caninos e depósito de desgelo
Vasos com plantas aquáticas devem ser limpos constantemente
Vasos comuns de plantas devem estar cobertos com terra
Mantenha a caixa d’água coberta
Em resumo, elimine de qualquer objeto que possa acumular água no quintal

 

guerra contra a dengue