Épocas de chuvas exigem cuidados contra a dengue

Iniciamos um período intenso de chuvas, por esse motivo, os cuidados com o acúmulo de água nos quintais de casas devem ser redobrados, a luta contra o mosquito da dengue é contínua!

Eliminar a água armazenada em recipientes é a maior arma contra a dengue, e o “check list” de 10 minutos dentro de casa podem salvar vidas. Vocês se lembram?

- Caixas d’água vedadas;
- Calhas totalmente limpas;
- Galões, tonéis, poços e tambores bem vedados;
- Pneu sem água e em lugares cobertos;
- Garrafas vazias e baldes com a boca pra baixo;
- Ralos limpos e com tela;
- Bandejas de ar-condicionado limpas e sem água;
- Bandejas de geladeira sem água;
- Pratos de vaso de planta com areia até a borda;
- vamos sanitários sem usos fechados;
- Lonas de cobertura esticadas para não formar poças;
- Comedouros e bebedouros de animais sempre limpos;

Os sintomas da dengue são febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas e erupções na pele, extremo cansaço e moleza, dores nas articulações, náuseas, vômitos, tontura e perda de apetite.

A prevenção contra o mosquito é a melhor forma de combate à dengue, por esse motivo, durante todo o ano foram realização ações de conscientizações , mutirões de limpeza e visitas técnicas dos agentes de controle de vetores.

“Durante os 10 primeiros meses do ano tivemos mais de 95 mil imóveis vistoriados e registramos um total de 44 casos positivos de dengue. É um número baixo, se considerarmos os casos registrados em anos anteriores. Por esse motivo a prevenção não pode parar”, detalhou Marcio Magliocchi, chefe do setor de controle de endemias.

A batalha contra a dengue depende muito da ação de cada um de nós. Vamos juntos, numa força tarefa, eliminar os focos de criadouros de mosquito! #MosquitoNÃO

 

Fonte: Prefeitura de Ibitinga.