Febre Aftosa: campanha de vacinação para bovinos e bubalinos inicia-se a partir e 1º de maio

Começa dia 1º de maio a campanha de vacinação contra a febre aftosa. A Prefeitura de Ibitinga, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, informa que a vacina deve ser aplicada em bovinos e bubalinos até dia 31 de maio.

“A vacinação abrange animais de todas as idades. O Brasil é classificado pela Organização Mundial da Saúde Animal como ‘livre da febre aftosa com vacinação’, condição importante para exportação e também para a atividade agrícola do nosso município, estado e país”, explicou Eduardo Bento Sampaio, diretor de Agricultura da Prefeitura.

Sobre a doença

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A doença é causada por um vírus que se manifesta de sete tipos diferentes e que pode se espalhar rapidamente. A vacinação dos animais é obrigatória.