Homens tem apenas mais alguns dias para participarem do Novembro Azul

Faltam apenas alguns dias para o encerramento da Campanha Novembro Azul, que tem como objetivo prestar serviços focados na saúde do homem moderno. A iniciativa gratuita é realizada em todos os postos de saúde da cidade de Ibitinga.

“O foco da campanha é a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. No entanto, a Prefeitura aproveita o período para maximizar um checkup de saúde mais completo do homem, com o oferecimento de outros exames”, disse Kátia Pires, enfermeira diretora do SAMS, que coordena a campanha Novembro Azul, em Ibitinga.

De acordo com a autarquia, os homens devem procurar as unidades de saúde das 8h às 15h para solicitar a participação no Novembro Azul. A partir daí, o paciente será orientado e encaminhado para os exames previstos na campanha.

Câncer de Próstata

No Brasil, o câncer de próstata é responsável por quase 29% das mortes de homens que desenvolvem neoplasias malignas. A mortalidade poderia ser diminuída com diagnósticos precoces e exames preventivos; como a do toque retal, de acordo com a necessidade clínica observada por critérios médicos.

“Tenho certeza que, só de ler ‘exame de toque’, certamente haverá homens que se sentirão desconfortáveis. E tudo isso pela simples razão de que, boa parte dos homens, remete esse exame a uma questão de masculinidade. E esse é mais um dos tabus que precisam ser quebrados”, salientou a enfermeira Queila Pavani, gestora executiva do SAMS.

A falta do diagnóstico precoce agrava a situação em caso de câncer de próstata. Quando descoberta no início, as chances de cura são de 95%.