Ibitinga: 8 mil criadouros do mosquito da dengue são encontrados, só em janeiro

Só no mês de janeiro, os agentes de endemias eliminaram 8.207 criadouros do mosquito da dengue. Os recipientes com água estavam alocados em imóveis da cidade de Ibitinga. O número representa 81% das vistorias feitas pelos profissionais do departamento de prevenção e controle de endemias.

“Os profissionais vistoriaram 9.518 imóveis no mês de janeiro. Os criadouros eram baldes, potes, regadores e bebedouros caninos sem manutenção, ou seja, que há muito tempo não era lavado”, disse Marcio Magliocchi, chefe de endemias.

Segundo o departamento, dos mais de 8 mil criadouros eliminados, 582 tinham larvas do Aedes aegypti. “Estamos no período de chuvas e não podemos vacilar. Poder público e população devem continuar unidos para combater a dengue”, falou César Anversa, agente de endemias.

Ibitinga se mantém livre da dengue, até o momento. Mas decretou guerra ao mosquito ao ampliar as ações de prevenção e combate por meio de forte conscientização e mutirões da limpeza.

“Cidades da região já decretaram estado de emergência, devido ao grande número de casos de dengue. E o principal meio de combate é a mobilização de cada cidadão, já que 80% dos criadouros do mosquito são domésticos, ou seja, estão dentro das residências”, alertou Frauzo Ruiz Sanches, vice-prefeito e Secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

AUTORIDADES PEDEM LIMPEZA DE CALHAS

A rotina de vistoria dos agentes de endemias é intensa. Mas, nem todos os locais do imóvel podem ser verificados, por serem de difícil acesso.

“Estamos falando das calhas e das caixas d’água. Estes são locais cujo proprietário precisa de atenção. Uma calha suja, por exemplo, acumula água e se tona um criadouro perfeito para o Aedes aegypti”, exemplificou Márcio.

DICAS QUE NÃO PODEM SER ESQUECIDAS

Limpe as calhas do seu imóvel
Não deixa água acumular sobre sua calha
Guarde garrafas de ponta cabeça
Faça a destinação correta de pneus velhos e nunca os deixa ao relento ou descobertos
Lave recipientes que armazenam água, como bebedouros caninos e depósito de desgelo
Vasos com plantas aquáticas devem ser limpos constantemente
Vasos comuns de plantas devem estar cobertos com terra
Mantenha a caixa d’água coberta
Em resumo, elimine de qualquer objeto que possa acumular água no quintal