Ibitinga já aplicou quase 10 mil doses de vacinas contra o novo coronavírus

O município de Ibitinga já aplicou 9.912 doses de vacinas contra o novo coronavírus. O número representa o total de vacinações da primeira e da segunda dose, necessárias para a imunização de cada pessoa.

De acordo com os dados do SAMS (Serviço Autônomo Municipal de Saúde), das aplicações, 2.291 são da segunda dose.

“Isso significa que há 2.291 pessoas vacinadas em seu ciclo completo do plano de vacinação. Outras 7.121 aguardam o dia correto de tomarem a segunda dose. Do total de vacinas recebidas na cidade, 11.379 são oriundas do Instituto Butantan e 1.730 da Oxford. Ambas necessitam de duas doses para completar a imunização individual”, explicou Queila Pavani, diretora do SAMS.

As vacinas aplicadas até o momento alcaçaram profissionais da saúde e idosos acima de 67 anos.

Leia também: “Dose de Amor” arrecada alimentos e produtos de higiene durante vacinações

Alerta importante

O SAMS, no entanto, faz um alerta importante: os cuidados sanitários e preventivos contra o novo coronavírus devem ser mantidos.

“Isso porque mesmo recebendo a vacina, o sistema imunológico de uma pessoa demora um certo período para ficar protegido. Além disso, mesmo imunizada, a pessoa pode ser contaminada sem manifestar sintomas, porém poderá transmitir o vírus da mesma forma a indivíduos não imunizados. Por isso, o uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização constante das mãos devem ser mantidos”, exemplificou Queila.