Ibitinga: vacinação contra a gripe recomeça nesta quinta-feira (26)

A vacinação contra a gripe recomeçou nesta quinta-feira (26), na cidade de Ibitinga. Nessa primeira fase, a imunização segue até o dia 15 de abril e se destina a idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde, que fazem parte dos grupos prioritários. Para evitar filas no Centro, o SAMS adotou também a estratégia de vacinar idosos no carro.

“A vacina contra a gripe NÃO protege contra o coronavírus. Entretanto, ela imuniza contra a gripe dos tipos influenzas/H1N1, que também é perigosa e pode levar à morte”, alertou Jaqueline Landim, enfermeira do SAMS (Serviço Autônomo Municipal de Saúde).

Este ano, o munícipio conta com cinco pontos de vacinação, dos quais quatro são em escolas de diversos bairros (veja os endereços abaixo).

A escolha dos pontos faz parte da estratégia da Prefeitura e do SAMS para a logística de vacinação e também é uma forma de prevenção ao coronavírus.

“Os prédios são mais amplos e possuem maior ventilação, o que facilita a organização e o distanciamento de paciente para paciente durante os procedimentos, conforme nos recomenda o Ministério da Saúde”, explicou Jaqueline Landim.

Diante da pandemia do coronavírus (Covid-19), as medidas normativas de higiene e limpeza foram potencializadas nessa vacinação. Equipamentos de proteção individual dos profissionais, bem como o uso de álcool em gel para pacientes estão sendo usados com rigor nesta campanha.

CRONOGRAMA

No total, Ibitinga terá cinco pontos de vacinação, sendo quatro em escolas. Para se vacinar, é preciso estar munido de documentos pessoais, carteira de vacinação e carteira profissional (no caso dos profissionais da saúde).

Confira os endereços:

Escola Sandra Regina Siviera (Horário 8h30 – 14h30)
Rua Sebastião Flávio Pinheiro, 497, Jardim Maria Luiza II

EMEI Rosa Monteforte Camargo (Horário 8h30 – 14h30)
Rua Pedro Zeponi, n° 80 - Vila dos Bancários

Escola Estadual Maria Aparecida dos Santos Oliveira (Horário 8h30 – 14h30)
Avenida Albino de Batista, 289, Vila Maria

Escola Estadual Ângelo Martino (Horário 8h30 – 16h)
Avenida Dom Pedro II, 645, Centro

PSF Vila Simões (Horário 8h30 – 14h30)
Rua Antenor Simões Maia, s/n, Vila Simões

 

IDOSOS ACAMADOS

Em Ibitinga, os idosos acamados podem contar com a Prefeitura que, através do SAMS, fará a vacinação na casa da própria pessoa. Para isso, os familiares do idoso deve agendar a vacinação. Saiba mais clicando aqui.

Recomendação

Como orientação, o SAMS pede para que as pessoas não levem acompanhantes, a não ser em caso de necessidade. “Quanto menos pessoas estiverem em contato umas com as outras é melhor, neste período de pandemia do coronavírus”, recomendou Queila Pavani, diretora do SAMS.

A Prefeitura ainda pede que as pessoas mantenham a higiene em dia, lavem as mãos e, se possível, estejam munidos com álcool em gel ao se dirigirem aos pontos de vacinação.

Vacinas de rotinas estão suspensas

O Ministério da Saúde suspendeu até 15 de abril a vacinação de rotina – aquelas que fazem parte do calendário vacinal de crianças e adultos. CLIQUE E SAIBA MAIS.

 

Fonte: Prefeitura de Ibitinga