Ibitinga vacinará profissionais da Educação de qualquer idade nesta sexta-feira (11)

O município de Ibitinga começa a vacinar todos os profissionais da Educação nesta sexta-feira (11), das 13h às 18h, no prédio da Secretaria de Educação, contra o novo coronavírus. O grupo foi aberto pelo SAMS com a chegada de novas doses destinadas a professores, diretores, vice, merendeiras, serventes e qualquer outro profissional ativo da rede de Educação privada, municipal e estadual.

- Endereço: Rua José Zapatta, 125

Segundo Queila Pavani, diretora do departamento de saúde do SAMS, os profissionais da Educação precisam estar previamente cadastrados no site do Estado de São Paulo, que exige a apresentação de um QR Code para validar a imunização.

"O cadastro é bem fácil de fazer e é acessado no site https://vacinaja.educacao.sp.gov.br/ , onde o profissional da Educação preenche o formulário e, ao final, emite o código QR Code. Esse código deve ser impresso e apresentado na hora de se vacinar, pois somente com a validação sistêmica do mesmo será possível autorizar a aplicação da vacina", detalhou Queila.

OUTROS GRUPOS

Ibitinga continua, também, a imunização de outros grupos já preconizados pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado de São Paulo. Entre eles, as gestantes e puérperas saudáveis ou com comorbidades acima de 18 anos de idade, bem como pessoas com deficiência, motoristas, cobradores, pessoas com comorbidades com mais de 18 anos e pessoas com idade igual ou acima de 59 anos de idade que tenham ou não tenham comorbidades.

Confira os locais e o cronograma atualizado:

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (QUALQUER IDADE)

DATA: 11 DE JUNHO | Horário: 13h às 18h
LOCAL: Secretaria de Educação

• Ser profissional ativo da Educação (rede municipal, estadual e privada)
  • Estar devidamente cadastrado no site https://vacinaja.educacao.sp.gov.br/
  • Levar QR Code e documentos pessoas no dia da vacinação.
  • Levar comprovante de endereço.

GESTANTES E PUÉRPERAS COM MAIS DE 18 ANOS

DATAS 10 E 11 DE JUNHO | Horário: 8h às 15h
LOCAL: Pavilhão Permanente de Exposições

• Ser maior de 18 anos.
  • Grávidas: Ter e levar cartão do pré-natal (obrigatório).
  • Puérperas: Certidão de Nascimento do Recém Nascido (obrigatório)

DEFICIENTES PERMANENTES GRAVES

DATAS 10 E 11 DE JUNHO | Horário: 8h às 15h
LOCAL DA VACINA: Pavilhão Permanente de Exposições

• Ter idade igual ou superior a 18 anos.
  • Ter e levar laudo médico que comprove as seguintes deficiências:

- Incapacidade ou limitação motora grave para andar ou subir escadas
- Incapacidade ou limitação grave para ouvir
- Incapacidade ou limitação grave para enxergar
- Incapacidade ou limitação grave intelectual

------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

De acordo com as regras municipais, as pessoas com comorbidades (doenças crônicas), devem comprovar a doença, PREFERENCIALMENTE, por meio de carta médica. "O SAMS disponibilizou um modelo em todas as unidades de saúde, que pode ser levado ao médico, que já possui a orientação técnica de como proceder em relação ao preenchimento da carta", informou Amanda Lambert, coordenadora da vigilância epidemiológica de Ibitinga.

Outros documentos que poderão comprovar a situação de comorbidade serão analisados, pois "para cada comorbidade, existe um grau de gravidade preconizado pelo Ministério da Saúde, e as especificações de cada doença são determinantes para o direito à vacina", orientou Roberto Gonella, gestor executivo do SAMS.

Gonella ressalta que a preferência para  uso da carta médica é agilizar o processo de vacinação, bem como evitar possíveis tentativas de enganos ou fraudes no processo de vacinação.

-------------------------------------------------------------------------------

*REGRAS

Toda pessoa do grupo de comorbidades com direito à vacina deve comprovar sua condição de saúde por meio preferencial de fotocópia de carta médica. Em caso de outros documentos comprobatórios, o SAMS analisará caso a caso.  Beneficiários do BPC Social devem apresentar cópia comprovante do benefício.

As comorbidades permitidas para esta fase foram listadas, como segue a seguir:

DOENÇAS CARDIOVASCULARES:

- insuficiência cardíaca;

- cor-pulmonares e hipertensão pulmonar;

- cardiopatia hipertensiva;

- síndromes coronariana;

- valvopatias;

- miocardiopatias e pericardiopatias;

- doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;

- arritmias cardíacas;

- cardiopatias congênitas no adulto;

- próteses vasculares e dispositivos cardíacos implantados.

DOENÇAS CRÔNICAS:

- diabetes mellitus;