MUTIRÃO DA LIMPEZA: Confira o cronograma da sexta semana

O "mutirão da limpeza 2021" chega em sua sexta semana na próxima segunda-feira (22). A ação recolherá entulhos e materiais inservíveis de todos os bairros da cidade, em uma programação que será executada pelos próximos meses.

“O Mutirão da Limpeza está articulado com diversas secretarias e autarquias do nosso município. As equipes passarão rua por rua com seus maquinários para fazerem uma grande limpeza na cidade, com o objetivo de evitar problemas públicos de saúde”, justificou Antonio Carlos Feitosa, secretário de Administração da Prefeitura.

O acúmulo de lixo, entulhos e materiais inservíveis a céu aberto pode gerar criadouros do mosquito da dengue e o aparecimento de outros animais indesejáveis, como escorpiões.

“A limpeza elimina o habitat dos aracnídeos e os criadouros do Aedes aegypti, mantendo, assim, esse tipo de problema controlado ao longo do ano com o apoio da população”, complementou Marcio Magliocchi, chefe do departamento de controle de endemias.

O Mutirão da Limpeza é organizado com apoio das equipes de controle de endemias do SAMS, dos trabalhadores e maquinários do SAAE, da estrutura da Secretaria de Serviços Públicos e do apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente no recolhimento e descarte ecologicamente correto de lixos eletrônicos.

Cronograma

O cronograma de trabalho será divulgado semanalmente (confira no final do texto). A organização da quinta semana continua na segunda-feira (22), logo nas primeiras horas da manhã.

“Os moradores devem separar seus materiais inservíveis um dia antes do dia marcado para seu bairro. Materiais inservíveis são sofás velhos e outros móveis e produtos que não prestam mais e que podem ser descartados”, explicou Luis Antonio Guedes, secretário de Serviços Públicos.

Entulhos

Entulhos com restos de construção devem ser deixados na rua em frente à casa e próximos à sarjeta. O serviço de recolhimento não será feito para construtoras e outras empresas ligadas à construção civil, que devem contratar caçambas para esse tipo de descarte.

Já os materiais eletrônicos inservíveis, devem ser levados aos Ecopontos, que serão implantados próximos aos bairros onde o mutirão está atuando na semana.

“Os Ecopontos receberão qualquer produto eletrônico quebrado, além de pilhas e baterias. Tudo isso receberá o descarte ecologicamente correto”, ensinou Karine Paniquar, diretora de meio ambiente da Prefeitura.

Cronograma (SEMANA 6)

Artboard 1 (3)