Novos bairros serão atendidos pelo Castra Móvel

Agora é a vez do Jardim Pacola, Bela Vista, Três Irmãos, Vila Romana, Maísa e Rafaela receberem o ‘Castra Móvel’, unidade de procedimentos cirúrgicos para castração de cães e gatos (fêmeas). O veículo foi adquirido este ano pela Prefeitura por meio de convênio federal e será usado para atender bairros distantes..

“Antes, os moradores do bairro interessados na campanha de castração devem cadastrar seus pets. A ficha estará disponível na unidade de saúde da Vila Maria. O interessado deve comprovar que mora no bairro”, disse Lucas de Amorim – médico veterinário do Centro de Zoonoses.

O cadastramento se encerra no dia 06 de dezembro. Depois, inicia-se o agendamento das castrações caninas e felinas. O Centro de Zoonoses informa que o Castra Móvel terá capacidade para efetuar o procedimento cirúrgico em cerca de 70 animais por semana.

“O Castra Móvel é um trailer com três salas climatizadas e aquecidas por ar condicionado. Ele é um verdadeiro centro de cirurgia com todos os recursos necessários, higienizados e próprios para o procedimento de castração”, disse Juraci de Lima, veterinário.

Programa Permanente de Castração

O Castra Móvel objetiva ampliar o PPC (Programa Permanente de Castração) já realizado no município de Ibitinga na unidade local do Centro de Zoonoses. Segundo dados do SAMS, 1.208 animais (cães e gatos – fêmeas) foram castrados nos nove primeiros meses do ano.

O Centro de Zoonoses fica no Jd. Santa Clara, na Rua Francisco de Arruda, nº 630. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O telefone é o 3342-2228.