O que faz o Centro de Controle de Zoonoses?

Zoonoses são doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos. Nesse contexto, a Prefeitura de Ibitinga mantém o Centro de Controle de Zoonoses no intuito de prevenir e controlar doenças e epidemias relacionadas às competências veterinárias.

“É um departamento que tem como papel fundamental impedir a propagação de doenças como raiva, leptospirose, toxoplasmose, histoplasmose e leishmaniose. O Centro é responsável, também, pela vacinação de animais e pelo Programa Permanente de Castração Animal”, informou Lucas Casado, médico-veterinário.

As responsabilidades também giram em torno da inspeção zoosanitária, do acompanhamento de denúncias de maus tratos a animais e o monitoramento de zoonoses (doenças).

“Não se pode confundir os trabalhos do Centro de Zoonoses com os de clínica veterinária. Esse departamento não pode realizar consultas clinicas ou medicar animais, por exemplo. As ações são um pouco mais distintas”, complementou o veterinário Juraci de Lima.

Confira as principais responsabilidades:

  • Inspeções zoosanitárias: são vistorias programadas com o objetivo de averiguar problemas relacionados à população animal. Tal trabalho objetiva impedir que o contato entre animais e humanos possam gerar riscos de doenças. O Centro de Zoonoses pode intimar, notificar e até multar responsáveis, de acordo com o caso.
  • Vacinação antirrábica: direcionada para cães e gatos, a vacinação impede que a raiva seja contraída pelos animais e ajuda no controle da doença.
  • Castração: por meio do Programa Permanente de Castração, o Centro de Zoonoses realiza os procedimentos cirúrgicos na população fêmea de cães e gatos. O controle, por meio de castração, impede a superpopulação de animais de rua, diminui as chances de abandono e maus tratos, e ainda minimiza o aparecimento de algumas doenças nos animais.
  • Acompanhamento de denúncias: o Centro de Zoonoses também tem o dever de acompanhar o andamento de todo o tipo de acidente ou denúncia de maus tratos aos animais.
  • Monitoramento de zoonoses: o constante trabalho de monitoramento das doenças consideradas zoonoses, permite a eficiência do trabalho.

 

Leia também:

Zoonoses presta serviço de recolhimento de animais mortos

Unidade móvel de castração é adquirida pelo município de Ibitinga