Portal da Prefeitura de Ibitinga cria contator online dos casos de coronavírus na cidade

O site da Prefeitura de Ibitinga implementou mais um recurso tecnológico de apoio a informações sobre os casos de coronavírus na cidade. Desta vez, um contator online foi afixado no tomo da página inicial.

“A ideia é dar total transparência ao munícipe sobre a saúde dos pacientes com suspeita da doença, bem como atualizar diariamente os boletins médicos que envolvem o assunto”, explicou André Racy, Secretário de Comunicação da Prefeitura.

O contador aparece em uma faixa no topo do Portal e traz dados de casos suspeitos, confirmados e descartados. Ele também possui dois botões de acesso: uma para mais detalhes dos boletins médicos e outro que leva o internauta ao eOuve, canal oficial de informações e denúncias da Prefeitura.

Tempo para confirmação de casos

Os exames que atestam os resultados de coronavírus podem demorar mais que 15 dias. O tempo se refere ao dia da coleta até o envio de amostras para Ribeirão Preto e São Paulo, onde estão os laboratórios oficiais do Ministério da Saúde, e o recebimentos dos resultados.

“Este é o tempo médio para todas as cidades aqui da nossa região, que adotam o mesmo procedimento e enviam as amostras para os mesmos lugares. Devemos lembrar que, obviamente, os laboratórios estão sobrecarregados e, por isso, a demora pode ser ainda maior na conclusão dos resultados”, disse a coordenadora da vigilância epidemiológica de Ibitinga, Amanda Lambert.

De acordo com a profissional, o tipo de coleta de amostra é a ‘Swab nasofaringe’, feita na garganta e nas narinas dos pacientes com sintomas de coronavírus.

“Em termos simples, utiliza-se um ‘cotonete’ para coletar secreções que existem em partes da boca do paciente e também dentro das narinas. Isso é armazenado e junto a outros procedimentos do exame, encaminhamos a amostra para os órgãos oficiais”, explicou Amanda.

Clique aqui e veja o ‘boletim coronavírus de Ibitinga’.