Setembro Amarelo: Você não está sozinho!

O mês de setembro é marcado pela campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, conhecido como SETEMBRO AMARELO.

As razões podem ser bem diferentes, porém muito mais gente do que se imagina já pensou em suicídio. Mas, acreditem, em muitos casos é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade.

Durante muito tempo, falar sobre suicídio foi um tabu. Havia medo de se falar sobre o assunto, Mas desde 2015, devido a aceitação da campanha Setembro Amarelo, esta barreira foi derrubada e informações ligadas ao tema passaram a ser compartilhadas, possibilitando que as pessoas possam ter acesso a recursos de prevenção.

ISOLAMENTO SOCIAL

Sabemos que devido a pandemia do novo coronavírus, os sentimentos podem viver em alteração. Isso pode ocorrer pela brusca mudança de hábitos que necessitamos fazer, o sentimento de solidão, preocupação.  Ninguém precisa enfrentar sozinho. Busquem ajuda!

FALAR É SEMPRE O MELHOR REMÉDIO!

A ajuda pode vir de um amigo, parente, colega de trabalho ou escola, professores, ou alguém que está próximo a quem precisa e também dos voluntários do CVV, que são treinados para conversar com pessoas que estejam passando por alguma dificuldade e que possam pensar em tirar sua vida. Para conversar com um voluntário, basta ligar para o telefone 188, gratuito, que funciona 24 horas. Também é possível mandar um e-mail ou falar pelo chat, que podem ser acessados pelo site www.cvv.org.br.

SETEMBRO TAMBÉM É DA COR VERDE

A campanha do Setembro Verde convida as pessoas a refletirem sobre o direito das Pessoas com Deficiência. A conscientização da população em seu envolvimento com as pessoas, as quais portam deficiências físicas, intelectuais, visuai ou sensorial, é um passo muito importante para uma sociedade mais inclusiva.