Ultramaratonistas norte-americanos visitam Ibitinga através do Caminho da Fé

O Ramal Centro Paulista (Caminho da Fé) está sendo percorrido por uma dupla de ultramaratonistas norte-americana. Os atletas partiram de Borborema e passaram por Ibitinga nesta quarta-feira (8) após correrem e caminharem 52 quilômetros por estradas rurais.

David Green e Emy Costa são amigos na Flórida. O destino deles é a cidade de Águas da Prata, onde participarão da Ultramaratona Brazil 135+ (217 km).

“O caminho até lá serve de aventura e preparação física para nós. Depois da competição, continuaremos o caminho até a cidade de Aparecida (SP)”, disse David com ajuda do tradutor da equipe de apoio que o acompanha. “No total, percorreremos, a pé, 742 quilômetros de trilhas, vicinais, bosques e asfalto. Estamos muito animados”, contou Emy.

O inusitado, é que a dupla não está apenas acompanhada de sua equipe de apoio. Ao lado deles corre Lucky, um ex-cachorro de rua brasileiro adotado por David no ano de 2018. A história do cão é uma inspiração a parte.

“Lucky começou a nos acompanhar, voluntariamente, durante esta mesma competição (BR 135+), em 2018. Na época, ele percorreu comigo 215 quilômetros. Ao final, senti uma conexão espiritual muito grande com ele. Falei com minha esposa por telefone, na Flórida, e decidi adotá-lo e levá-lo comigo”, resumiu David.

Após dois anos de adoção, Lucky voltou ao Brasil para percorrer os 742 quilômetros ao lado da dupla. O cão recebe todo um cuidado especial da equipe de apoio.

“Nosso carro possui alimento, água e medicamentos. Se Lucky se cansa, a gente coloca ele no carro, faz paradas estratégicas e cuida dele. É um cachorro extremamente forte, dócil e companheiro. A conexão dele com David é algo extraordinário”, explicou o bombeiro Alan Lacerda, da equipe de apoio.

A Prefeitura de Ibitinga recepcionou os atletas, próximo ao marco referencial da Cruz do Cigano. Após se hidratarem e conversarem por alguns minutos, os ultramaratonistas seguiram o “Caminho da Fé” e passaram por dentro do município.

“Eu quero agradecer à recepção que recebemos em cada parada, desde Borborema, aqui em Ibitinga e até ao final do nosso destino. O Brasil é um País especial, de pessoas gentis e amáveis. Nós nos sentimos muito bem aqui com vocês”, elogiou a dupla durante a conversa.

Sobre o Caminho da Fé

O Ramal Centro Paulista, inaugurado em 2018, possui 207 quilômetros de extensão e é um dos 13 ramais brasileiros do ‘Caminho da Fé’, usados para a peregrinação de fiéis até ao Santuário Nacional de Aparecida/SP.

“O trecho que contempla nossa cidade começa em Borborema e passa por Itápolis, Ibitinga, Tabatinga, Nova Europa, Gavião Peixoto, Boa Esperança do Sul, Trabijú e Ribeirão Bonito até finalmente chegar em São Carlos por estradas rurais”, disse Moacir Favero, diretor de fomento à indústria e ao comércio da  Secretaria de Turismo de Ibitinga.

O Caminho da Fé também serve de atrativo turístico municipal. Os peregrinos podem conhecer as belezas naturais, a cultura religiosa e o comércio de bordados e enxovais (saiba mais).

 

Fonte: Prefeitura de Ibitinga