Prefeitura apoia a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”

Prefeitura apoia a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”

A Prefeitura da Estância Turística de Ibitinga apoia as comemorações da “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, que neste ano aborda o tema: “É tempo de transformar conhecimento em ação”.  Esse tema aponta para o fato de que hoje o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas com deficiências, no entanto, na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos.

APAEs comemoram desde 1963

A ‘Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla’ é anual e realizada pela Federação Nacional da Associação de Pais e Amigos do Excepcional -  APAE, desde 1963. A campanha permeia os trabalhos desenvolvidos pela instituição ao longo de todo o ano, como instrumento de defesa e garantia de direitos e mobilização social. Tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, os direitos de cidadania e inclusão social de todos.

Calendário Nacional

Foi introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017, que instituiu a ‘Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla’. A Lei visa ações ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

Ibitinga

A APAE de Ibitinga comemora a ‘Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla’ junto com o seu aniversário de fundação. São 46 anos de excelentes serviços prestados em nosso município, promovendo o bem-estar e desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual, múltipla e autismo.  Devido a pandemia do novo coronavírus, não haverá festa nem o espetáculo das famosas apresentações dos seus alunos para comemorar as datas. No sábado (28) haverá uma “Santa Missa em Ação de Graças ao 46º Aniversário de Fundação da APAE em Ibitinga”, às 19h, na Matriz São Paulo Apóstolo, no Jardim Paulo de Biasi.

Brasil

Para comemorar a APAE Brasil irá realizar as seguintes lives, que podem ser acompanhadas pelo Faceboock da APAE Brasil https://www.facebook.com/apaebrasil e pelo canal Instituto APAE Brasil, no Youtube https://www.youtube.com/c/institutoapaebrasil

Dia 24/08 – às 19h30- “ O Trabalho como Direito da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. ”

Dia 25/08 – às 19h30- “ Os Desafios Impostos pela Pandemia da Covid-19 as Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla. ”

Dia 26/08 – às 19h30 – “O Protagonismo das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla na Sociedade. ”

Dia 27/08 –  às 19h30 – “A Educação como Elemento Transformador. ”

Dia 28/08 – às 17h – “Encerramento. ”

Serviço:

“Santa Missa em Ação de Graças ao 46º Aniversário de Fundação da APAE em Ibitinga”

Horário : às 19:00 horas.

Local: Matriz São Paulo Apóstolo -  Jardim Paulo de Biasi.

Telefone: (16) 3352-7510 APAE Ibitinga.

Lives da “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”

Faceboock da APAE Brasil: https://www.facebook.com/apaebrasil

Canal Instituto APAE Brasil, no Youtube https://www.youtube.com/c/institutoapaebrasil