Unidade móvel de castração é adquirida pelo município de Ibitinga

O Centro de Zoonose de Ibitinga agora conta com um “Castra Móvel”, uma unidade móvel de castração acoplado em um trailer. A aquisição tem o objetivo de ampliar o atendimento do Programa Permanente de Castração, em Ibitinga.
De acordo com Juraci de Lima Ramos Filho, médico veterinário do Centro de Zoonoses, o trailer possui toda a estrutura necessária e moderna para o procedimento cirúrgico.
“Esta unidade é dividida em três salas, todas climatizadas com ar-condicionado quente/frio. A primeira sala é a de recepção, onde o animal é pré-anestesiado e preparado para a cirurgia. Depois, temos a sala da cirurgia composta por equipamentos de anestesia inalatória. A terceira sala é a sala de recuperação, onde há gaiolas para o repouso e recuperação do animal”, resumiu o veterinário.
O “Castra Móvel” (veja mais fotos ao final do texto) poderá atender a bairros distantes em períodos de campanhas, bem como ficará disponível no Centro de Zoonoses para atendimento padrão. O serviço de castração municipal é feito em cães e gatos fêmeas.
Aquisição
Com mais de 22 m² de tamanho, o trailer foi adquirido por meio de convênio federal do FNS, mediante emenda parlamentar no valor total de R$ 120 mil. No último mês de abril o Centro de Zoonoses também ganhou um veículo do tipo Furgoneta, equipado para recolhimento e transporte de animais.
VOCÊ SABIA?
O recolhimento de animais mortos - como cães e gatos - pode ser feito pelo Centro de Zoonoses. Existe no local uma câmara fria onde o cadáver é colocado até a chegada de uma empresa parceira, que dá ao corpo do animal o destino correto. O telefone do Centro de Zoonoses é o (16) 3341-2281.
Fonte: Prefeitura de Ibitinga