Tradicional Corpus Christi de Ibitinga também foi opção de lazer e passeio em família

Tradicional Corpus Christi de Ibitinga também foi opção de lazer e passeio em família

O Corpus Christi em Ibitinga, é marcado tradicionalmente por suas ruas enfeitadas e também pelo fluxo de turistas na cidade. No entanto, a data também marca um dia diferenciado de lazer e passeios para cidadãos ibitinguenses.

“Sempre admirei esse feriado em nossa cidade e, mesmo quando não morava em Ibitinga, eu e minha família vinhamos até Ibitinga para prestigiar” explica a munícipe Maria Fernanda Almeida, que esteve com sua mãe Miriam passeando no Centro de Ibitinga. 

Mafê e mãe dela

A família era residente de São Bernardo do Campo. A tradição do passeio em família começou com o turismo e, mais tarde, se tornou um passeio como munícipes da cidade. O costume entre mãe e filha é passear entre as ruas enfeitadas e admirar os detalhes de cada quarteirão.

O passeio também inclui as barraquinhas de variedades e de alimentação: “a gente sempre dá uma rodada para ver as novidades, faz parte do nosso roteiro anual”, explica Miriam Cristina da Silva Almeida. 

“Minha mãe é minha amiga, então adoramos passear juntas e retornar ao Corpus Christi após pandemia foi muito bom, como se fosse a primeira vez. A cidade estava linda”, completou Maria Fernanda. 

mafê e mãe dela 02

 

O Corpus Christi

Após dois anos, devido a pandemia, a Estância Turística de Ibitinga, conhecida como a ‘Terra dos Bordados e Enxovais’ - também de forte tradição religiosa na região Centro Oeste Paulista - voltou a bordar suas ruas para o tradicional Corpus Christi, um dos maiores e mais populares do Estado de São Paulo.

No total, foram 10 quarteirões enfeitados com colchas, mantas, travesseiros e itens diversos que representam os enxovais (adulto e infantil) para cama, mesa e banho. 

O evento atraiu turistas de todo o Brasil. Foram cerca de 200 coletivos, além dos veículos de passeio e de toda a população ibitinguense que também pode aproveitar a data para o fomento das vendas e também como forma de lazer e celebração da fé.

 

Divulgação: Prefeitura de Ibitinga