GCM: aumento do efetivo possibilitou patrulhamento sem terceirização no Corpus Christi

Pela primeira vez em muitos anos, a Guarda Civil Municipal (GCM) realizou patrulhamento e a segurança municipal do evento de Corpus Christi, sem a contratação de empresa de segurança terceirizada. A ação só foi possível devido à contratação de novos guardas, a implantação da Central de Monitoramento e a aquisição de novos veículos, inclusive motocicletas.

“Um trabalho logístico de segurança que durou 17 horas ininterruptas, sem, é claro, desfavorecer a ronda em outros pontos da cidade. Antes, o evento precisava contar com o apoio de seguranças terceirizados, pagos pelo município”, informou Paulo Verderi, chefe da Guarda Municipal.

Com o efetivo ampliado, foi possível posicionar equipes em pontos estratégicos, bem como possibilitou o uso de motocicletas e carros em torno da área do evento.

“Nossa equipe tem passado por diversos tipos de treinamento e, entre eles, houve o de condução operacional de motocicletas. Assim, todo um trabalho ostensivo de segurança foi proporcionado para diminuir as ocorrências”, complementou Verderi.

“Por ser de grande porte, o evento de Corpus Christi também contou com o forte trabalho da Polícia Militar e da Polícia Ambiental, que esteve presente dentro de suas atribuições para contribuir com a segurança do local”, concluiu Claudio Alcala, secretário municipal de Segurança Pública.