Ibitinga agora conta com caminhonete de socorro para uso da Defesa Civil em desastres naturais

Nesta terça-feira (14), a Defesa Civil de Ibitinga foi contemplada com equipamentos e veículo de socorro para uso da Defesa Civil em desastres naturais. A conquista, que reforça a segurança da cidade, foi viabilizada por meio da ação 'Aparelhamento das Defesas Civis Municipais', do Governo do Estado de São Paulo.

“A Defesa Civil Municipal precisa e merece ser estruturada para atender a população de Ibitinga. Sua atuação tem o objetivo de reduzir os riscos de desastres”, explica a Prefeita de Ibitinga, Cristina Arantes.

Dentre os equipamentos recebidos estão uma caminhonete diesel 4x4, equipada com tanque de água de 600 litros para combater incêndios de pequenas proporções, principalmente em áreas rurais, uma motosserra para utilização em áreas de mata fechada, além de outros implementos que totalizam R $300.000,00.

defesa civil 2

A Defesa Civil atua em situações de desastres naturais e realiza as atividades de primeiro atendimento em conjunto com outros órgãos de forma multissetorial. Também deve prestar assistência humanitária, decretar ou homologar situação de emergência ou de estado de calamidade e restabelecer a normalidade social.

Segundo o diretor municipal de Defesa Civil, Everton Ribeiro, a atuação da Proteção e Defesa Civil tem o objetivo de reduzir os riscos de desastre e compreende o fomento de ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.

“Com os equipamentos conquistados, nosso trabalho poderá ser feito de forma mais pontual e com maior agilidade. Por exemplo, após uma tempestade com queda de árvores, a Defesa Civil poderá ser acionada para auxiliar na remoção da mesma”, complementa Everton.