06 de agosto: Dia do Senhor Bom Jesus, padroeiro de Ibitinga

No dia 06 de agosto, é comemorado o dia do Padroeiro de Ibitinga, ‘ Senhor Bom Jesus’. A imagem, hoje, localizada na matriz da igreja que leva o mesmo nome, foi trazida à nossa cidade por Miguel Landim, fundador da cidade.

História

A imagem do senhor Bom Jesus, que se encontra hoje em Ibitinga, veio por conta de uma graça alcançada por Miguel Landim.

Relatos históricos contam que entre 1865 e 1866, ele foi acometido pela de febre palustre, e como era de costume foi feita uma promessa de oferecer ao povoado uma imagem do Senhor Bom Jesus no tamanho do enfermo em agradecimento à sua recuperação.

Miguel Landim recuperou-se e mandou construir uma Capela, onde, hoje, está a praça Jorge Tibiriçá.

Em viagem a Piracicaba tomou conhecimento de uma imagem que coincidia com a sua promessa a mesma estava em uma capela abandonada no local conhecido como forte de Itapura.

Dessa forma, Miguel organizou uma expedição ao local, mas por motivo de doença foi impedido de chefia-la, ficando a direção da mesma a cargo de um escravo de sua confiança. Nho João, que habilmente concluiu a missão e trouxe para Ibitinga a imagem do Senhor Bom Jesus.

Em virtude da capela ainda não estar concluída, ficou guardada na fazenda Monte Alegre, de propriedade do Alferes Angelo Pereira Landim. Assim que a capela foi construída a imagem foi ali colocada sendo conduzida para a atual Igreja Matriz em 20 de janeiro de 1914.

A data está representada no brasão oficial de Ibitinga por dois símbolos e duas citações: “o rochedo emergindo das águas do rio: representa que a imagem histórica do Padroeiro de Ibitinga proveio de Itapura...em chefe, na parte superior do escudo, a coroa de espinhos e os diagramas de Cristo: simbolizam o Padroeiro da cidade - Senhor Bom Jesus”.