De 05 a 12 de novembro acontece a Semana de Conscientização Sobre a Vacinação de Rebanhos 

De 05 a 12 de novembro acontece a Semana de Conscientização Sobre a Vacinação de Rebanhos 

De 05 a 12 de novembro acontece a Semana de Conscientização Sobre a Vacinação de Rebanhos. Em Ibitinga, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fará visitas orientativas nos locais de 07 a 11 de novembro. 

“A intenção é passar orientações sobre a importância da vacinação contra Febre Aftosa para bovinos de todas as idades, vacinação contra Brucelose para fêmeas bovinas e bubalinas de 03 a 08 meses, além de orientações quanto a Raiva em herbívoros”, explica o diretor de Agricultura, Eduardo Sampaio. 

O que é a Febre Aftosa?

A febre aftosa é uma doença contagiosa que pode afetar tanto animais quanto seres humanos.  Sua maior incidência é sobre os bovinos. No entanto, suínos, ovinos, bubalinos e outros mamíferos de casco fendido, também são suscetíveis à doença.

Nos seres humanos os riscos causados pela doença são baixos. Para os bovinos, por outro lado, além de altamente contagiosa, a enfermidade pode ser fatal, vez que prejudica a alimentação do animal e é comum que o animal contaminado fique magro, podendo morrer por inanição.

O que é Brucelose? 

Esta doença é provocada por bactérias do gênero Brucella. Os bovinos são acometidos pela espécie Brucella abortus. Esta doença gera grandes impactos na produção de leite, visto que causa problemas reprodutivos, sendo responsável por 20 a 25% de perdas na produção de leite. 

Raiva
O Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros visa proteger os rebanhos suscetíveis à doença, mediante vacinação, controle dos transmissores e do trånsito de animais, desenvolver sistema eficaz de vigilância epidemiológica e estimular a participação comunitária na defesa sanitária animal, diminuindo o agravo à produção pecuária e preservando a saúde pública.

A raiva é uma zoonose causada por um Rabdovirus Neurotrópico, sendo todos os mamíferos suscetíveis. Apresenta distribuição geográfica cosmopolita, lesöes de natureza de polioencefalomielite linfocitária e sintomas de excitação e paralisia de diversas naturezas e sempre fatal. Na raiva dos herbívoros a fonte de infecção mais importante é o morcego hematófago da espécie Desmodus Rotundus.

A raiva causa prejuízos aos produtores, pela morte de animais, além da espoliação pelo morcego hematófago transmissor. Para a comunidade internacional a doença é um fator de depreciação do nosso produto. Sendo uma zoonose, representa sérios riscos à saúde pública.

Métodos de controle: vacinação, controle do transmissor e educação sanitária. 

Divulgação: Prefeitura de Ibitinga