Crônica - Mulheres: uma rede de inspiração e luta

Era 8 de março, um dia diferente dos outros. Nas ruas, as mulheres se reuniam, marchavam e gritavam por seus direitos. Era o Dia Internacional da Mulher, uma data que ganhava cada vez mais força e significado ao longo dos anos.

Ao olhar ao redor, elas se sentiam parte de algo maior. Faziam parte de um grupo que lutava por igualdade, por respeito e por reconhecimento. Naquele dia, não importava se era branca ou negra, rica ou pobre, hetero ou homo, o que importava era que eram mulheres e que lutavam por uma causa maior.

Mas, olhando além da multidão, o pensamento estava nas mulheres que haviam vindo antes delas, que lutaram e sofreram para que elas tivessem o direito de estar ali naquele momento. Mulheres como Maria da Penha, que sofreu violência doméstica e lutou pela criação de uma lei que protegesse as mulheres vítimas de violência. Ou mulheres como Simone de Beauvoir, que escreveu sobre a opressão feminina e inspirou gerações de mulheres a lutar pela igualdade de gênero.

Há também que se lembrar das mulheres que inspiram no dia a dia.  As mães, que trabalham incansavelmente para dar o melhor à família e que a ensinam os filhos a lutar pelos seus sonhos. As amigas, que se apoiam e se fortalecem mutuamente em momentos difíceis. E tantas outras mulheres que se destacam em suas áreas de atuação, mostrando que lugar de mulher é onde ela quiser estar.

Hoje, as mulheres sentem que são parte de uma grande rede de mulheres que lutam por um mundo mais justo e igualitário. E são desses exemplos de força, que todas as mulheres devem ter para enfrentar os desafios que surgem no caminho.

Ainda há muito a ser feito, mas a união e a solidariedade entre as mulheres a é a esperança de que é possível alcançar a mudança que tanto merecem.

E assim, o dia 8 de março, é a data que faz parte de uma luta maior, uma luta por direitos, por respeito e por igualdade. O exemplo para seguir em frente, inspirado pelas mulheres que deixaram sua marca na história, pelas que a hoje incasalvelmente continuam na luta por elas e pelas que virão, por um mundo onde as mulheres SEJAM valorizadas e reconhecidas pelo que são: guerreiras e inspiradoras.