Limpeza Urbana: Ambientes limpos e organizados evitam aparecimento de endemias como dengue e escorpiões

Limpeza Urbana: Ambientes limpos e organizados evitam aparecimento de endemias como dengue e escorpiões

A Prefeitura de Ibitinga, através da Secretaria de Serviços Públicos tem intensificado os serviços de capinação, roçagem  e limpeza em diversas áreas públicas. Ao todo nos últimos 15 dias foram mais de 30 áreas roçadas, nesta semana, as ações foram executadas nas áreas verdes do Jardim Rafaela e Jardim Natália, na praça João Abrão, praça do Cemitério, no Jardim Idalina, no terreno ao lado do albergue, fundo do Jd Tropical, praça do SAAE e em toda a extensão do Passeiódromo. 

“Devido ao clima típico de verão, chuvas intercaladas com sol, a tendência do mato é crescer mais rápido. Desta forma foi solicitada uma força tarefa a fim de abranger mais áreas ao mesmo tempo e efetuar a roçagem”, explica Luis Guedes, secretário de Serviços Públicos. 

O alerta para limpeza no perímetro urbano também vai para os proprietários de terrenos “ A fiscalização também está intensificada neste período seguindo os critérios da Lei Municipal 4518/2017. Em caso de desacordo com a legislação o proprietário que não efetuar a limpeza correta está sujeito a multas”, destaca a secretária de Habitação, Bernardete Guedes.  

WhatsApp Image 2023-02-24 at 07.49.09 (1)

Cuidado com os escorpiões

Considerando o período quente e úmido, também houve intensificação das ações de combate aos escorpiões no município, bem como orientações aos moradores em áreas de incidência sobre os cuidados para evitar a proliferação do animal.

Os escorpiões são animais venenosos que podem entrar facilmente nas moradias e causar graves problemas para a saúde humana. Eles se proliferam nas frestas das pedras, barrancos, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, ralos e forros e gostam muito de umidade, pouca luz e alimentam-se de insetos, principalmente baratas. 

WhatsApp Image 2023-02-24 at 07.49.12

Conheça os cuidados para ter em sua casa

Em ambientes internos:

- Usar telas em ralos de chão, pias e tanques

- Vedar frestas nas paredes

- Colocar soleiras nas portas

- Afastar camas e berços das paredes

- Vistoriar roupas e calçados antes de usá-los

Em ambientes externos:

- Manter todo o lixo da residência em sacos plásticos fechados para evitar baratas, que atraem escorpiões. 

- Manter quintais e jardins livres de entulho, folhas secas e lixo. 

- Em casas que possuem gramado, manter sempre aparado. 

- Não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos

- Usar luvas e botas de raspas de couro para realizar atividades de manuseio de entulhos, materiais de construção e nas atividades de jardinagem

WhatsApp Image 2023-02-24 at 07.49.07 (2)

Em áreas rurais:

Além de todas as medidas acima, é essencial preservar os principais inimigos naturais dos escorpiões, como lagartos, sapos e aves de hábitos noturnos, como a coruja. 

A Prefeitura de Ibitinga,  alerta os munícipes que em caso de incidência de escorpiões entre em contato com o Controle de Endemias para recolhimento dos espécimes, vistoria e orientações 

Controle de Endemias

Endereço: Avenida Anchieta, 306, Vila Maysa -Ibitinga/SP

Telefone: (16) 99775-2809

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 16h

Divulgação: Prefeitura de Ibitinga