Maio Amarelo: Conscientização e respeito no trânsito salva vidas

O mês de maio é marcado por uma importante campanha que busca conscientizar as pessoas para a importância do respeito no trânsito e chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
“Através do ‘Maio Amarelo’ reforçamos as ações para conscientizar que, inclusive, as pequenas infrações podem ter consequências altas e desencadear uma reação em cadeia”, explica o secretário municipal de Trânsito, Claudio Alcala.
“Mas, são só 5 minutinhos!”
Na entrada e saída das escolas é comum se deparar com veículos particulares estacionados defronte às faixas amarelas, que tem as vagas destinadas ao estacionamento de coletivos para embarque e desembarque de alunos.
“Estas vagas são destinadas somente para o uso dos veículos de transporte escolar”, explica a psicóloga atuante na área de trânsito, Rosangela Biondo.
Estacionar em vagas irregulares, pode gerar multa grave de até 5 pontos na carteira, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. As faixas na frente das escolas são muito importantes, pois facilitam a entrada direta das crianças na escola e evitam, assim, a travessia por locais não sinalizados que podem ocasionar perigos.
“O fato de estacionar nesses locais também dificulta e atrasa o horário das vans e ônibus do transporte escolar”, complementa Cláudio.
A utilização incorreta das vagas de estacionamento, além de dificultar o trânsito, passa uma mensagem incorreta para as crianças. “Elas aprendem, erroneamente, que não tem problema descumprir a sinalização se for rapidinho”, conclui Rosangela.
A Prefeitura de Ibitinga junto da Secretaria de Trânsito comunica que os trabalhos da Guarda Civil Municipal serão reforçados nos horários de saída e entrada de alunos.
Ainda, ao longo do mês a secretaria de educação estará desenvolvendo importantes ações de conscientização dentro das unidades escolares com apoio dos professores.
Entenda a campanha
O que é?
Trata-se de um movimento Internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O movimento surgiu no Brasil em 2014.
Objetivo
Colocar em pauta para a sociedade o tema trânsito voltado para a segurança e preservação da vida. Estimular a participação da população, organizações, instituições para atuarem nesta frente de forma conjunta.
Por que maio?
Foi em 11 de maio de 2011 que a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou a década de ações para segurança no trânsito (2011 a 2020). Desde então o balanço das ações é realizado neste mês no mundo todo.
Por que amarelo?
Amarelo é a cor utilizada para advertência no trânsito. Também é a cor utilizada em placas e demais sinalizações em ocasiões nas quais o motorista deve estar em sinal de alerta, com atenção redobrada.
Por que o Laço?
O laço representa inúmeros movimentos no mundo todo, assim é de fácil reconhecimento para conquistar o engajamento das pessoas nas ações a serem desenvolvidas.
Neste mês de maio se conscientize e seja um agente de conscientização.
Maio Amarelo: atenção pela vida.
Divulgação: Prefeitura de Ibitinga