Tudo o que você precisa saber sobre o Alistamento Militar Obrigatório de Ibitinga para 2023

Tudo o que você precisa saber sobre o Alistamento Militar Obrigatório de Ibitinga para 2023

Se você é morador de Ibitinga e completa 18 anos em 2023, é importante se preparar para o Alistamento Militar Obrigatório. Como cidadão, é necessário realizar o alistamento até o dia 30 de junho, tanto presencialmente quanto online, para garantir sua regularidade perante a obrigação civil. Após essa data, somente será possível realizar o alistamento presencialmente.

Para realizar o alistamento online, basta acessar o site www.alistamento.eb.mil.br, clicar na opção “Quero me alistar”, selecionar a opção mais adequada ao seu perfil e preencher o formulário com as informações solicitadas, incluindo CPF, RG, comprovante de endereço, e-mail e telefone.

Para realizar o alistamento presencialmente, é necessário comparecer à sede da Guarda Civil Municipal - GCM, localizada na Rua Dr. Teixeira, 371, no centro, das 9h às 15h, de segunda a sexta, levando os documentos necessários, incluindo certidão de nascimento ou casamento, RG, certificado de naturalização ou termo de opção, certificado de alistamento militar, foto 3x4 recente e comprovante de residência.

Caso o alistamento não seja realizado dentro do prazo, será necessário pagar uma multa e o jovem ficará em débito com o Serviço Militar, o que impede de matricular-se em estabelecimentos de ensino, fazer passaporte, ser funcionário de instituições oficiais, obter carteira profissional, inscrever-se em concursos públicos, exercer funções públicas e receber prêmios ou favores do governo.

Portanto, não deixe para última hora e faça o seu alistamento militar 2023 hoje mesmo para garantir tranquilidade no processo.