“Setembro Laranja” marca a conscientização contra obesidade infantil
O mês de setembro foi o escolhido pela Sociedade de Pediatria de São Paulo para a conscientização ante número crescente da obesidade infantil: o “Setembro Laranja”.
O objetivo é conscientizar a comunidade médica, professores, pais e responsáveis por crianças, bem como a população em geral, sobre a importância de uma alimentação saudável e das atividades físicas.
A importância da prevenção da obesidade infantil reflete no bem-estar da criança, pois gera distúrbios no crescimento, no sono, e causa serias doenças, como o diabetes, por exemplo.
Como enfrentar o problema
O auxílio médico é recomendável para combater problema da obesidade infantil. No dia a dia, ao oferecer alimentos mais saudáveis às crianças, opte por frutas, verduras e legumes. Tente retirar do cardápio os açucares e alimentos mais ricos em carboidratos.
Dicas:
- O exemplo é a melhor lição: consumo de alimentos saudáveis pelos pais é uma ótima forma de incentivo para a criança;
- A criança precisa de horas de sono satisfatórias para uma vida saudável;
- Evite ter em casa alimentos industrializados. Substitua-os por frutas para os lanches da tarde e mesmo na escola;
- Procure fazer as refeições à mesa e com a TV desligada, para que a criança perceba o alimento e saiba identificar o momento em que se encontra saciada, para não comer além do que o necessário;
- Reduza a quantidade de carboidratos branco e inclua alimentos integrais na dieta - eles aumentam a saciedade da criança;
- Inclua legumes, verduras e hortaliças nas refeições e,
- Incentive o consumo de água em vez de refrigerantes e sucos de caixinha. De preferência, os sucos devem ser de fruta natural e sem adição de açúcar.
Divulgação: Prefeitura de Ibitinga.