URGENTE: moradores devem limpar calhas e caixas d’água

Calhas e caixas d’água podem abrigar larvas do mosquito da dengue. Negligenciar a limpeza destes locais aumenta as chances de proliferação do Aedes aegypti e os riscos contra a saúde humana.
“No combate à dengue, as pessoas se esquecem das calhas e caixas d’água. São lugares que o agente de endemias não consegue olhar e que dependem de uma atenção especial dos moradores, pois acumulam água e se tornam criadouros”, alertou o agente de endemias César Anversa.
Segundo informações, diversas cidades do Brasil devem passar por uma epidemia de dengue em 2020. O Ministério da Saúde divulgou recentemente que 11 estads brasileiros poderão ter surto, incluindo São Paulo. Os cuidados semanais com a limpeza devem ser intensificados, sobretudo em locais de difícil acesso.
“Nesta guerra, a população precisa ir além... Além dos vasos com plantas; além da limpeza de ralos; além das garrafas viradas para baixo; além do reservatório de água da geladeira... Enfim, de nada adiantará tudo isso, se uma calha estiver suja e com água parada”, exemplificou Márcio Magliocchi, chefe do setor.
Leia também
Prefeitura programa novo mutirão da limpeza em todos os bairros
Número de criadouros do mosquito da dengue cresce 600% nas casas de Ibitinga
Agentes de endemias capturam 92 escorpiões vivos em um único dia