Inclusão e bem-estar em Ibitinga: Nova academia adaptada na praça da Vila Maria

A Prefeitura de Ibitinga marcou um importante passo em direção à inclusão e ao bem-estar da comunidade, na data de hoje (26). A instalação de equipamentos de ginástica adaptada para pessoas com deficiência física foi concluída na Praça da Vila Maria, um marco significativo que oferecerá oportunidades de exercício físico acessíveis a todos. Essa conquista foi realizada graças a um convênio celebrado com o Governo do Estado de São Paulo.

O Termo de Convênio nº 008/2023 foi assinado entre a Prefeitura Municipal de Ibitinga e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de integrar a cidade ao Programa "Cidade Acessível". Como parte deste convênio, foram disponibilizados equipamentos essenciais para a instalação e operação de uma academia adaptada. O espaço escolhido para essa academia está localizado na Vila Maria, na interseção das Ruas Francisco Lorusso e Avenida Engenheiro Ivanil Francischini.

Este convênio representa um investimento total de R$62.797,44, dos quais R$45.733,60 são de responsabilidade do Estado, e R$17.063,84 correspondem à contrapartida do município. Esses recursos serão usados para adequar o local e garantir que ele esteja totalmente preparado para receber a instalação, de acordo com o Plano de Trabalho.

Os equipamentos disponíveis na nova academia adaptada incluem:

1. Máquina de Puxada Alta Adaptada
  2. Máquina de Supino Adaptada
  3. Máquina de Bíceps Adaptada
  4. Máquina de Tríceps Adaptada
  5. Máquina de Abdominal Adaptada
  6. Máquina de Twist Adaptada
  7. Placa Orientativa para Pessoas com Deficiência (PCD)

Esta iniciativa é um passo fundamental para promover a igualdade de oportunidades de exercício físico e bem-estar em Ibitinga. A nova academia adaptada na Praça da Vila Maria oferece uma maneira inclusiva e acessível para pessoas com deficiência física melhorarem sua saúde e qualidade de vida. O município está comprometido com a construção de uma cidade mais inclusiva e acessível para todos os cidadãos.