Controle de Vetores em Ibitinga: Compromisso e Eficiência do SAMS e Prefeitura de Ibitinga em Ação

O SAMS tem se destacado pelo compromisso contínuo com a segurança e bem-estar da comunidade, evidenciado por atividades primordiais como a captura e entrega de animais peçonhentos ao Instituto Butantan. Em 2023, mais de 6.000 escorpiões foram encaminhados ao controle sinantrópico de Araraquara, representando uma significativa contribuição para a produção do soro anti escorpiônico, são necessários aproximadamente 120 escorpiões para produzir o soro para beneficiar uma pessoa.
Hoje, contamos com a presença do Sr. Marcelo dos Santos Roldan, do Centro de Controle da Fauna Sinantrópica de Araraquara, que orientou as equipes de forma abrangente. Além disso, realizamos treinamentos práticos para fortalecer as habilidades essenciais no eficaz controle de vetores.
A equipe do controle de vetores não apenas atua nos bastidores, mas também nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e no Pronto-Socorro da Vila Maria, coletando notificações para avaliar a incidência de casos e identificar padrões geográficos. Essa análise detalhada permite o desenvolvimento de estratégias específicas para orientação e conscientização da população, incentivando práticas preventivas. A colaboração contínua e o monitoramento eficaz são fundamentais para garantir resultados sustentáveis e uma resposta ágil diante de desafios emergentes.
A frequência dessas ações, aliada à colaboração com instituições renomadas como o Instituto Butantan, demonstra o empenho do Setor de Vetores do SAMS na promoção da saúde pública. A conscientização da população não apenas previne acidentes, mas também contribui para a construção de uma comunidade informada e resiliente.
Em resumo, as ações do controle de vetores em Ibitinga, lideradas pelo Setor de Vetores do SAMS, não se limitam à captura de animais peçonhentos, mas abrangem estratégias proativas de conscientização da população, estabelecendo um padrão exemplar para a gestão de riscos e promoção da saúde em nossa comunidade.